O governo anunciou dia 20/10 mais uma redução nos impostos de equipamentos voltados a games no Brasil. Entre acessórios e consoles, os óculos de realidade virtual e aumentada podem entrar no páreo, aumentando a adoção dessa tecnologia que promete suceder às telas no acesso ao digital. Entenda!
Muitas novidades tecnológicas importantes passam pelo universo dos Games. O caso do Pokemon Go é ilustrativo desse movimento, já que o game da interativo da Nintendo foi responsável por uma popularização massiva da realidade aumentada.
Porém, a popularidade dos games pode ajudar ainda mais a expansão de novas tecnologias, e de formas inesperadas. É o caso da redução dos impostos IPIs anunciada pelo governo brasileiro nesta semana, que pode ajudar a acelerar a população dos dispositivos de VR no Brasil.
Redução de Impostos para acessórios e equipamentos de games
Publicado no Diário Oficial dia 27/10, o decreto busca reduzir os impostos sobre produtos industrializados no setor do games. As novas alíquotas diminuem 10% dos impostos de consoles, acessórios e máquinas voltadas à exploração de universos digitais.
Em uma decisão de ampla margem, a medida não apenas integra os consoles de videogames, mas trata de equipamentos portáteis cujo preço deve cair a partir desse momento. O público de tecnologia no Brasil costuma sofrer com altas taxas que atrapalha o acesso às tecnologias mais atualizadas, o que faz dessa uma boa notícia.
No caso dos óculos de RV, a redução do IPI pode ser positiva para ampliar a popularidade de dispositivos de Realidade Virtual no país, já que esses equipamentos são foco de interesse crescente do público gamer e muitas vezes comercializados nessa chave.
Como o preço dos equipamentos é muitas vezes listado como um empecilho para a popularização da tecnologia, a decisão promete acelerar a sua adoção e alimentar outras áreas diretamente interessadas nessa tecnologia e deslocadas de atividades meramente lúdicas.
O papel da VR no mundo atual
Óculos de RV e realidade aumentada podem ser amplamente utilizados nas indústrias e no comércio, seja para ampliar a experiência do consumidor ou para realizar treinamentos. Em alguns casos, tecnologias de RV já são utilizadas como método auxiliar em cirurgias e simulações médicas.
Além disso, existem previsões que consideram que no futuro recente o acesso ao mundo virtual por meio de óculos e dispositivos de VR tomará o lugar do uso de telas em celulares e computadores.
A Realidade Virtual tem um grande poder narrativo e interativo,o que justifica sua ligação com o universo dos games. Porém, o futuro promete ampliar essa storytelling para áreas como redes sociais, cinemas totalmente reformulados e uma nova realidade totalmente virtual e acessada sem o uso de celulares ou computadores.
Enquanto a transformação digital prossegue avançando em todos os setores de nossa sociedade, grandes empresas prosseguem investindo tecnologias de realidade virtual e aumentada que podem afetar setores essenciais como educação e publicidade.
Conheça os principais equipamentos de realidade virtual e suas diferenças no blog da ReVirtua.