Hoje, apresentar projetos 3D em realidade virtual é muito fácil, porém alguns cuidados devem ser tomados para proporcionar a melhor experiência possível para seu cliente.
Maquete ou fotoesfera?
Geralmente, os headsets mais modestos estão limitados apenas à reprodução de fotoesferas. Com isso é necessário que você renderize vários pontos de interesse e utilize algum aplicativo para estabelecer a locomoção entre esses pontos.
Já os headsets mais avançados são compatíveis com a renderização de maquete, onde o projeto inteiro é renderizado em tempo real. Dessa forma o usuário consegue se locomover por todo o projeto, da mesma forma que acontece em jogos de videogame.
Rastreamento de movimento
Esse é o ponto mais importante para uma apresentação cinco estrelas. Os headsets com rastreamento de movimento permitem que os movimentos do usuário na vida real sejam mostrados na realidade virtual – em tempo real. Ficou confuso né? Veja esse vídeo para entender melhor:
Os óculos mais modestos identificam apenas a rotação de sua cabeça e isso limita a experiência à reprodução de fotoesferas. Já os mais avançados conseguem identificar sua posição exata no espaço, o que permite o uso de renderizações em modo maquete, como mostrado no vídeo acima.
Caso você use um óculos que rastreie apenas a rotação, é importante pensar na altura da câmera na hora da renderização para que seja compatível com a altura do usuário. Isso é importante para aumentar a fidelidade da percepção espacial. Caso as medidas fiquem muito destoantes você fazer o usuário se sentir flutuando ou mesmo enterrado no chão.
Renderização estereoscópica
A renderização estereoscópica é importante para proporcionar o efeito de profundidade para o usuário. A renderização de uma fotoesfera simples não é nada além de uma colagem de fotos. Para experiênciar a percepção de espaço é necessário que cada olho veja uma imagem diferente, assim como o 3D que vemos no cinema e nas televisões.
Vidros transparentes
Os softwares que utilizam o modo maquete usam um sistema de teleporte para locomoção, onde o usuário se transloca pelo ambiente através de um laser. Paredes e objetos semitransparentes com textura bloqueiam esse laser, portanto caso use vidros no projeto use materiais opacos sem textura para possibilitar o teleporte através dele.
Portas abertas
É interessante deixar todas as portas do projeto abertas para facilitar a locomoção do usuário e aumentar a fidelidade da experiência. Caso as portas estejam fechadas será necessário “atravessar” portas e paredes para a locomoção.
Mostre a fachada
Você deve colocar um piso na fachada do projeto para que o usuário consiga se locomover o suficiente para visualizar a fachada de uma distância razoável.
Textura no chão
É importante colocar algum tipo de textura no chão para que o usuário identifique facilmente sua movimentação. Esse detalhe ajuda na orientação do usuário.
Escala
É importante manter todos os elementos do projeto em escala 1:1 pois o ambiente virtual também é renderizado em 1:1. Caso contrario seu projeto pode acabar se passando por uma casa para gigantes ou uma casinha de bonecas.
Quer apresentar seu projeto mas não sabe como?
Na ReVirtua temos estações de realidade virtual onde você pode apresentar seu projeto. Usamos o HTC Vive que atualmente é o melhor óculos do mercado e renderizamos seu projeto em modo maquete possibilitando maior liberdade e imersão ao usuário. Não cobramos para renderizar seu projeto, você paga apenas pelo uso de nosso equipamento. Entre em contato e agende sua apresentação!