Hoje, apresentar projetos 3D em realidade virtual é muito fácil, porém alguns cuidados devem ser tomados para proporcionar a melhor experiência possível para seu cliente.

Maquete ou fotoesfera?

Geralmente, os headsets mais modestos estão limitados apenas à reprodução de fotoesferas. Com isso é necessário que você renderize vários pontos de interesse e utilize algum aplicativo para estabelecer a locomoção entre esses pontos.

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Exemplo de fotoesfera

Já os headsets mais avançados são compatíveis com a renderização de maquete, onde o projeto inteiro é renderizado em tempo real. Dessa forma o usuário consegue se locomover por todo o projeto, da mesma forma que acontece em jogos de videogame.

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Exemplo de renderização em modo maquete

Rastreamento de movimento

Esse é o ponto mais importante para uma apresentação cinco estrelas. Os headsets com rastreamento de movimento permitem que os movimentos do usuário na vida real sejam mostrados na realidade virtual – em tempo real. Ficou confuso né? Veja esse vídeo para entender melhor:

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Os óculos mais modestos identificam apenas a rotação de sua cabeça e isso limita a experiência à reprodução de fotoesferas. Já os mais avançados conseguem identificar sua posição exata no espaço, o que permite o uso de renderizações em modo maquete, como mostrado no vídeo acima.

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Caso você use um óculos que rastreie apenas a rotação, é importante pensar na altura da câmera na hora da renderização para que seja compatível com a altura do usuário. Isso é importante para aumentar a fidelidade da percepção espacial. Caso as medidas fiquem muito destoantes você fazer o usuário se sentir flutuando ou mesmo enterrado no chão.

Renderização estereoscópica

A renderização estereoscópica é importante para proporcionar o efeito de profundidade para o usuário. A renderização de uma fotoesfera simples não é nada além de uma colagem de fotos. Para experiênciar a percepção de espaço é necessário que cada olho veja uma imagem diferente, assim como o 3D que vemos no cinema e nas televisões.

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Vidros transparentes

Os softwares que utilizam o modo maquete usam um sistema de teleporte para locomoção, onde o usuário se transloca pelo ambiente através de um laser. Paredes e objetos semitransparentes com textura bloqueiam esse laser, portanto caso use vidros no projeto use materiais opacos sem textura para possibilitar o teleporte através dele.

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Portas abertas

É interessante deixar todas as portas do projeto abertas para facilitar a locomoção do usuário e aumentar a fidelidade da experiência. Caso as portas estejam fechadas será necessário “atravessar” portas e paredes para a locomoção.

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Mostre a fachada

Você deve colocar um piso na fachada do projeto para que o usuário consiga se locomover o suficiente para visualizar a fachada de uma distância razoável.

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Textura no chão

É importante colocar algum tipo de textura no chão para que o usuário identifique facilmente sua movimentação. Esse detalhe ajuda na orientação do usuário.

Escala

É importante manter todos os elementos do projeto em escala 1:1 pois o ambiente virtual também é renderizado em 1:1. Caso contrario seu projeto pode acabar se passando por uma casa para gigantes ou uma casinha de bonecas.

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Quer apresentar seu projeto mas não sabe como?

Na ReVirtua temos estações de realidade virtual onde você pode apresentar seu projeto. Usamos o HTC Vive que atualmente é o melhor óculos do mercado e renderizamos seu projeto em modo maquete possibilitando maior liberdade e imersão ao usuário. Não cobramos para renderizar seu projeto, você paga apenas pelo uso de nosso equipamento. Entre em contato e agende sua apresentação!