Realidade virtual, aumentada e estendida: entenda as diferenças.

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Tempo de Leitura: 2 minutos

As tecnologias de realidade virtual, aumentada e estendida estão crescendo muito. Nessa evolução toda, muita gente ainda não sabe separar qual é qual. Nesse texto você encontra como se deu essa imersão toda do digital em nossas realidades cotidianas.

Você já pensou quão rápido nosso mundo mudou nas últimas décadas? Tecnologias que antes eram sonhos futuristas acabaram tornando-se realidade, no compasso de transformações inéditas na computação e no apuro de realidade virtuais. 

Podemos dizer que as tecnologias de realidade virtual, aumentada e estendida são a concretização de um sonho antigo da humanidade: a imersão em mundos fictícios. O cinema já brincava com isso de forma ampla, com a evolução dos efeitos especiais e os games fizeram muito para aproximar universos incríveis para a nossa percepção direta. 

O futuro promete mais imersão ainda, como você vai entender até o final deste artigo. Essas tecnologias interessam também as empresas, que a cada dia podem usar tecnologias de RV para treinamentos e melhoria na experiência do cliente. 

Realidade aumentada: do lúdico que até a evolução tecnológica

Quando o jogo da Nintendo para celular, o Pokémon Go, saiu, o efeito no público foi massivo. O game usava a câmera frontal dos celulares para imprimir a realidade em tempo real na tela, fazendo o trabalho de acrescentar os bichinhos fantasiosos japoneses em vários cantos daquela praça ou parque que você já conhecia também.

A febre se deu também pela mágica do processo todo. Afinal, crianças de todas as faixas etárias puderam se deliciar com a inclusão de um mundo fantástico dentro de suas realidades. Essa é a realidade aumentada, que também pode ser encontrada hoje em dia nos famosos filtros do Instagram, com um aparato digital sobreposto às imagens da realidade. 

Essa tecnologia desembocou no óculos Hololens, mais robusto, e abriu espaço para as tecnologias de realidade virtual.

Realidade Virtual: novos mundos diante dos olhos

Enquanto a realidade aumentada colocava elementos digitais no mundo real, a realidade virtual trouxe mundos totalmente diferentes em óculos colocados diante dos olhos, ainda que esse outro mundo seja apenas um país distante ou a rua de sua casa de infância.

O Google Street View, com sua imagem em 360º, significou um avanço nesse rumo, assim como o Google Cardboard, que usa lentes acopladas ao celular, ou os óculos Rift, que permitem a movimentação física de pessoas dentro desses mundos digitais. 

Realidade estendida: um novo passo 

Realidade virtual e aumentada começaram a se misturar tanto, com tecnologias e ideias, que um novo termo surgiu para classificar um novo passo: a realidade estendida. 

Como o próprio nome diz, trata-se de verdadeira expansão da realidade, que inova inclusive pela inclusão de interações inovadoras, que vão além dos sentidos diretos, mas simulam outras sensações para além da visão e da audição através de mecanismos digitais. 

Ainda que o lado lúdico seja sempre lembrado, tecnologias de realidade estendida podem mudar de forma impactante alguns setores importantes de nosso mundo, como a medicina, que pode contar com a mescla de digital e real para que cirurgias sejam feitas com segurança.

Quer entender mais sobre o tema? Acompanhe nosso blog e entenda tudo sobre o mundo das realidades virtuais!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades e promoções

Relacionados

Notícias

Qual óculos de realidade virtual escolher?

Tempo de Leitura: 2 minutos Neste artigo vamos apresentar os diferentes tipos de Óculos de Realidade Virtual e vamos te ajudar a escolher o melhor para sua demanda. Vamos ver

Pronto para conversar?