Redução de IPs promete alavancar as tecnologias de VR no Brasil

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Tempo de Leitura: 2 minutos

O governo anunciou dia 20/10 mais uma redução nos impostos de equipamentos voltados a games no Brasil. Entre acessórios e consoles, os óculos de realidade virtual e aumentada podem entrar no páreo, aumentando a adoção dessa tecnologia que promete suceder às telas no acesso ao digital. Entenda!

Muitas novidades tecnológicas importantes passam pelo universo dos Games. O caso do Pokemon Go é ilustrativo desse movimento, já que o game da interativo da Nintendo  foi responsável por uma popularização massiva da realidade aumentada. 

Porém, a popularidade dos games pode ajudar ainda mais a expansão de novas tecnologias, e de formas inesperadas. É o caso da redução dos impostos IPIs anunciada pelo governo brasileiro nesta semana, que pode ajudar a acelerar a população dos dispositivos de VR no Brasil. 

Redução de Impostos para acessórios e equipamentos de games

Publicado no Diário Oficial dia 27/10, o decreto busca reduzir os impostos sobre produtos industrializados no setor do games. As novas alíquotas diminuem 10% dos impostos de consoles, acessórios e máquinas voltadas à exploração de universos digitais. 

Em uma decisão de ampla margem, a medida não apenas integra os consoles de videogames, mas trata de equipamentos portáteis cujo preço deve cair a partir desse momento. O público de tecnologia no Brasil costuma sofrer com altas taxas que atrapalha o acesso às tecnologias mais atualizadas, o que faz dessa uma boa notícia.

No caso dos óculos de RV, a redução do IPI pode ser positiva para ampliar a popularidade de dispositivos de Realidade Virtual no país, já que esses equipamentos são foco de interesse crescente do público gamer e muitas vezes comercializados nessa chave.

Como o preço dos equipamentos é muitas vezes listado como um empecilho para a popularização da tecnologia, a decisão promete acelerar a sua adoção e  alimentar outras áreas diretamente interessadas nessa tecnologia e deslocadas de atividades meramente lúdicas. 

O papel da VR no mundo atual

Óculos de RV e realidade aumentada podem ser amplamente utilizados nas indústrias e no comércio, seja para ampliar a experiência do consumidor ou para realizar treinamentos. Em alguns casos, tecnologias de RV já são utilizadas como método auxiliar em cirurgias e simulações médicas. 

Além disso, existem previsões que consideram que no futuro recente o acesso ao mundo virtual por meio de óculos e dispositivos de VR tomará o lugar do uso de telas em celulares e computadores.

A Realidade Virtual tem um grande poder narrativo e interativo,o que justifica sua ligação com o universo dos games. Porém, o futuro promete ampliar essa storytelling para áreas como redes sociais, cinemas totalmente reformulados e uma nova realidade totalmente virtual e acessada sem o uso de celulares ou computadores. 

Enquanto a transformação digital prossegue avançando em todos os setores de nossa sociedade, grandes empresas prosseguem investindo tecnologias de realidade virtual e aumentada que podem afetar setores essenciais como educação e publicidade.

Conheça os principais equipamentos de realidade virtual e suas diferenças no blog da ReVirtua. 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades e promoções

Relacionados

Notícias

Porque a realidade aumentada vai matar o holograma?

Tempo de Leitura: 2 minutos A busca pelos hologramas é um dos sonhos mais aguardados por quem acompanha filmes de ficção científica. Apesar do pouco sucesso das tecnologias holográficas existentes,

Pronto para conversar?