Neste artigo vamos apresentar os diferentes tipos de Óculos de Realidade Virtual e vamos te ajudar a escolher o melhor para sua demanda. Vamos ver as características e requisitos de cada um para nos aprofundarmos aos aparelhos de Realidade Virtual.

Atualmente existem 3 tipos de Headsets: para celular, os standalones e os que são conectados a um PC de alto desempenho.

Óculos para Celular

Este óculos é um dos mais simples na categoria. Apesar de ter vários modelos, que vamos ver neste artigo, é uma opção de entrada para muitos no mundo da Realidade Virtual.

O custo destes óculos é bem baixo pois você usa o seu próprio celular para projetar o conteúdo em Realidade Virtual. Outra vantagem é a não necessidade de um computador externo ou fios e dispositivos de rastreamento. A diferença entre os óculos desta categoria entre si é basicamente a qualidade da lente. Enquanto o Google Cardboard e o VR Box são feitos para qualquer tipo de celular por exemplo, o Samsung Gear é feito especificamente para linha Galaxy S da própria Samsung, o que resulta em uma imagem com menor distorção.

Óculos Standalone

Os Headsets Standalone mais sofisticados são boas opções para quem precisa de mobilidade. Confira alguns modelos:

Esta é a categoria mais nova de headsets no mercado. Por enquanto temos o Oculus Go, o HTC Vive Focus e o Lenovo Mirage Solo como equipamentos notáveis. A maior vantagem destes óculos é que não precisam de nenhum dispositivo externo para funcionarem. Dispensam também a presença de fios ou de qualquer outro sensor de rastreamento. Seu custo varia de um modelo para outro mas é relativamente médio comparado aos das outras categorias.

Óculos para PC

Estes Headsets sem dúvida são os mais potentes quando se trata de óculos para realidade virtual. Muitos usam este tipo de headset apenas para jogos, mas para você ter uma ideia do poder destes equipamentos, eles são utilizados para desenvolvimento de todo tipo de conteúdo em VR, e até mesmo na produção de filmes. Além disso em comparação aos outros tipos de headsets, estes oferecem uma imersão total, atualmente é através deles que conseguimos nos sentir o mais imerso possível dentro da Realidade Virtual. Apesar das qualidades, estes oculos são bem mais caros e necessitam de um computador de alta performance para operá-los. Veja alguns modelos:

Qual o melhor Óculos de Realidade Virtual?

Para definirmos qual o melhor óculos de realidade virtual, tempos que ter em vista o objetivo e a necessidade do óculos.

Por exemplo, se você quer apenas ver alguns vídeos em realidade virtual, sugerimos os óculos para celulares. Procure um pouco o que melhor vai adaptar ao seu celular. Caso tenha um samsung da linha Galaxy S por exemplo, o Gear VR é o que melhor vai atende-lo

Para apresentar projetos, necessitamos de mobilidade e praticidade. Então os óculos standalone serão perfeitos para isso. Caso seja uma apresentação para muitas pessoas, podemos ver a possibilidade também para a apresentação no celular através dos Óculos para celulares.

Quando falamos em jogos e interações os óculos para PC são ideias pela alta performance e precisão de rastreio. Os óculos para computadores conseguem exibir gráficos incríveis e possuem rastreio com 6 graus de liberdade no óculos e nas mãos.