Equipamentos de realidade virtual e expansão digital.

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Tempo de Leitura: 2 minutos

O espectro das tecnologias de realidade virtual pode ser experimentado por diferentes equipamentos, que cruzam qualidade e portabilidade em um jogo fino de relações. Entenda mais neste artigo. 

Quando andamos pelo “mundo real” uma série de sensações, de relações com o meio, nos informa sobre o que está acontecendo, nos fazendo circular pelo mundo com liberdade de ação. São nossos sentidos de tato, olfato, audição e visão nos permitem existir e entender nossas escolhas a cada instante.

No mundo digital – independentemente do mundo que você esteja acessando – esses sentidos continuam atentos e responsáveis pela imersão da realidade virtual. Sons, texturas e capacidade movimentação. Tudo isso conta na hora de qualificar a qualidade da experiência em realidade virtual.

No jogo entre qualidade e interatividade, alguns fatores como a presença das mãos e o deslocamento da cabeça são fundamentais para aumentar a imersão. Ações simples como estender a mãos, encostar em um objeto, ou até mesmo agachar, rolar ou pular, incrementam a experiência. 

Em um sentido mais técnico, cada tipo de equipamento proporciona uma composição específica desses fatores. Entenda mais abaixo. 

Tipos de equipamentos de RV

Os três tipos principais de óculos de RV trazem definições únicas de portabilidade e qualidade. 

  • Óculos de telefone: esse é o modelo mais antigo para realidade virtual portátil. Trata-se de um óculos que se acopla ao telefone celular. O modelo ainda persiste no mercado, mas dispõe de pouca interação e uma qualidade inferior aos outros óculos mais modernos. A pessoa que utiliza um óculos de telefone tem movimentos limitados, como olhar em volta, sem deslocar a cabeça dentro da simulação. 
  • Realidade Virtual Standalone: a maior novidade do óculos Standalone foi a sua portabilidade. Ele não precisa ser conectado em um computador ou celular para funcionar e garante ainda maiores graus de liberdade de movimentação e interação dentro da realidade virtual. É possível girar e interagir com o mundo digital em 360º. 
  • Realidade Virtual contada no computador: os óculos PCVR apresentam a maior qualidade em termos de experiência digital. Isso acontece graças a alta capacidade processamento dos computadores. 

De acordo com essa classificação, vemos que o PCVR é o equipamento que possui mais qualidade. Porém, uma nova tendência que promete mudar esse cenário são os óculos standalone conectáveis. Esse novo modelo é um dispositivo mais prático e universal, que pode funcionar por si só ou conectado ao computador, angariando portabilidade e qualidade na criação de realidades 3D. 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades e promoções

Relacionados

Notícias

Porque a realidade aumentada vai matar o holograma?

Tempo de Leitura: 2 minutos A busca pelos hologramas é um dos sonhos mais aguardados por quem acompanha filmes de ficção científica. Apesar do pouco sucesso das tecnologias holográficas existentes,

Pronto para conversar?